+55 11 999811983
pentagrama@pentagramaprojetos.com.br
  • Português
  • English
  • Español
+55 11 999811983
  • Português
  • English
  • Español

ANDREW GEORGIADIS

Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura na University of Miami (2000) e mestrado pela mesma universidade com o tema “Suburb and Town Design” (2001), membro do CNU (Congress for the New Urbanism) e arquiteto credenciado LEED AP.

Atuou por mais de uma década como urbanista e gerente de projetos na Dover, Kohl & Partners Town Planning. Trabalhou em charrettes com Andres Duany e Elizabeth Plater Zyberk, que em conjunto com Victor Dover e Joseph Kohl, estão entre os fundadores do movimento Novo Urbanismo.

No escritório Dover Kohl, contribuiu para o sistema de classificação LEED ND, usado internacionalmente para avaliar a sustentabilidade de novas comunidades.

Liderou mais de 30 charrettes públicas e privadas e trabalhou como facilitador e projetista em mais de uma centena. Participou de charretes na Rússia, Montenegro, República da Geórgia, El Salvador, Honduras, Guatemala e nos Estados Unidos.

Participou da Climate Change Task Force, no Comitê de Meio Ambiente Construído, que ajudou o governo do Condado de Miami-Dade a criar medidas para mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas e ao aumento do nível do mar, através do planejamento sustentável.

Tem se destacado como palestrante e tem experiência como docente na University of Miami e em cursos livres.
Foi um autor colaborador do Charrette Handbook, manual do National Charrette Institute usado para capacitar facilitadores de charrete.

Com Bill Lennertz, autor principal do livro e a NCI atuou em charretes em Michigan.
Entre seus principais projetos temos o Plano Diretor para a cidade de Bradenton e El Paso, o Manual de Desenho Urbano e de Sistema Viário da Cidade de Jeddah, Arábia Saudita, e projetos de arquitetura como o State Street Garage e bloco de uso misto no centro de Sarasota.

Recentemente, trabalhou para o Treasure Coast Regional Planning Council para projetar estações de trem e desenvolvimento orientado ao trânsito para o Tri-Rail Coastal Link para uma série de cidades ao longo da Florida East Coast Railway, onde vemos o renascimento de sistemas ferroviários.

Saiba mais…

PRINCIPAIS PROJETOS

FLORIDA COSTA LESTE – DESENVOLVIMENTO ORIENTADO PARA O TRÂNSITO, Miami-Dade, Broward, Condado de Palm Beach (2017-18)
A convite do Treasure Coast Regional Planning Council, participou da elaboração dos planos diretores para a Tri-Rail Coastal Link TOD com estações planejadas em Palm Beach Gardens, Downtown Hollywood e Downtown North Miami Beach. Wilton Manors terá início em 2018. O Coast Link será implementado junto com o serviço ferroviário de maior velocidade chamado ‘Brightline’.

MIAMI GARDENS FREIGHT STUDY, Condado de Miami-Dade, Flórida 2018
Projeto solicitado pela PE Engineering (Freight Study) que examinará um dos mais importantes nós de carga ferroviária e rodoviária na Flórida, na região do Golden Glades Interchange e Miami Gardens.

MODELAGEM DOS CÓDIGOS MORFORLÓGICOS, Lansing, Michigan 2017-18
Georgiadis Urban Design, Ferrell Madden,Dover, Kohl & Partners elaboraram os códigos morfológicos para o corredor de BRT que se estende para direção leste a partir do Capitólio de Michigan. O código morfológico abrange quatro municípios: Cidade de Lansing, Lansing Township, East Lansing e Meridian Township. Inclui padrões de ruas, construção de padrões de formulário e padrões arquitetônicos.

OAKVILLE BUSINESS CENTER, Toronto, Ontário, 2017
Trabalhou com a Donato Construction para produzir planos conceituais e renderizações para um edifício de escritórios em Oakville, Ontário.

WARM MINERAL SPRINGS VILLAGE, North Port, Condado de Sarasota, Flórida, 2016
A Firmo Construction convidou a Georgiadis Urban Design para planejar um centro urbano de uso misto ao redor das únicas fontes geotérmicas e banhos de lama da Flórida. O projeto foi projetado para refletir a sintaxe modernista da Escola de Arquitetura de Sarasota e inclui uma clínica de bem-estar, instalações de vida assistida, complexo de hidroterapia, espaços públicos, um hotel e dezenas de residências.

CM NEIGHBORHOOD, San Salvador, El Salvador 2016
A Castillo Arquitectos convidou a Plusurbia e a Georgiadis Urban Design a San Salvador para ajudar no projeto de uma série de bairros de uso misto que serviriam como uma extensão para a capital em uma antiga plantação de café. Arborização existente e campos históricos de café foram preservados como parte das áreas verdes.

DISTRITO VILAFLOR, Guatemala, Guatemala 2015
Em parceria com Castillo Arquitectos atualizaram o plano diretor do Distrito Vilaflor em agosto de 2015 para criar um novo centro urbano de uso misto nos subúrbios da Cidade da Guatemala.

CIDADE DE SARASOTA CÓDIGO MORFOLÓGICO, Sarasota, Flórida, 2013-2015
Participação no estudo de código morfológico para toda a cidade, que substituirá o atual código de zoneamento euclidiano; planos diretores de vizinhança; corredor e Desenvolvimento Orientado a Trânsito (TOD); da criação do City Urban Design Studio, que permitiu que os residentes, especialistas técnicos e partes interessadas também colaborassem na criação do código e dos planos diretores. A fim de reverter décadas de expansão do setor automotivo, o Urban Design Studio fortaleceu a relação entre o uso da terra, a forma urbana e a mobilidade multimodal. Como parte dessa tarefa, foi planejado um plano diretor de bicicletas municipais e municipais, um sistema ferroviário eletrificado, corredores de BRT e maior conectividade da rede de rede de Sarasota. Simultaneamente, foram elaboradas as TODs em cada estação de trânsito e hubs, que incluem maior densidade, espaços públicos de alta qualidade e paisagens urbanas que buscam favorecer o uso de pedestres, bicicletas e trânsito. Parte desta tarefa incluiu estagiários de treinamento, técnicos de planejamento e administradores de código em relação ao novo código baseado em formulário e às atualizações abrangentes do plano.

PLANO DIRETOR DA OPA LOCKA, Opa Locka, Flórida, maio de 2013
O Plano Diretor de Opa Locka propõe um cenário de redesenvolvimento para que Opa Locka e os distritos de habitação circundantes criem um TOD a uma curta distância da estação de trem existente, que possui trens interurbanos e trens regionais. Elaboração da introdução de uma variedade de tipos de alojamento de alta densidade em escala humana nas proximidades da estação de trem. Gerenciou uma equipe de estudantes de pós-graduação que participaram da charrette e colaborou no fortalecimento das redes locais de alimentos planejando uma cozinha comercial comunitária, bem como florestas nativas e comestíveis na comunidade.

SETE50 PLANO DE PROSPERIDADE, Sete Concelhos do Sudeste da Flórida, 2010-2012
O plano Seven50 Prosperity, contratado pela HUD e administrado pelos Conselhos Regionais de Planejamento do Sul da Flórida e da Treasure Coast, envolveu a criação de um plano diretor para o crescimento da região de sete condados do sudeste da Flórida pelos próximos 50 anos. Foi o coordenador da equipe de consultores de 16 empresas, preparando a resposta da RFP, que se tornou a base para modelar os vários cenários de crescimento.

CONECTANDO EL PASO El Paso, Texas, 2010-2012, planelpaso.org
Atuação no planejamento de várias TODs em El Paso, Texas, como parte de um dos maiores sistemas de BRT nos Estados Unidos. O trabalho incluiu a modificação do plano abrangente para permitir o urbanismo de TOD e circulação de pedestres ao longo das rotas de BRT e nas áreas das estações, o planejamento da trajetória da rota e o espaçamento das estações e redesenhar as largas avenidas que serão adaptadas para acomodar o sistema de BRT. Coautor e editor do capítulo Transporte e Mobilidade do Plano Compreensivo, trabalhou com o Texas DOT e os engenheiros de transporte para formular a área da estação e os planos principais do corredor. Em 2010, a cidade de El Paso contratou a Dover, Kohl & Partners para criar um Plano mais detalhado e um Mapa de Uso da Terra Futuro em escala regional para a cidade. O Plano Abrangente é um documento de política abrangente que direciona a cidade de El Paso na implementação de metas consensuais criadas por meio de um amplo processo público. Foi facilitador das charretes, produziu desenhos e representações, e foi o principal autor dos Capítulos de Sustentabilidade e Saúde do Plano Abrangente para El Paso.

REDFIELDS PARA GREENFIELDS, Condado de Miami-Dade, Flórida, 2011
Redfields to Greenfields é uma iniciativa que reafirma a propriedade comercial em dificuldades ao longo dos principais corredores de trânsito para o espaço do parque e redesenvolvimento. Durante uma série de workshops em 2010 e 2011, participou com a Dover Kohl na elaboração de planos de parques para vários locais de redesenvolvimento.

PLANO DE BAIRRO DE COLUMBIA PIKE, Condado de Arlington, Virgínia, 2011
Uma continuação do Plano Mestre do Distrito de Revitalização Especial do Columbia Pike e do Código Morfológico avançou o desenvolvimento e a revitalização em todo o corredor Columbia Pike, que começa no Pentágono / Cemitério Nacional de Arlington. O projeto aumenta a densidade e a mobilidade em vários cruzamentos importantes, que se correlacionam ao sistema de bondes planejados.

CÓDIGO MORFOLÓGICO DE BRADENTON, Bradenton, Flórida, 2010-2011
O Código Morfológico fornece uma estrutura regulatória para obter densidade, capacidade de locomoção e prontidão para o trânsito nos bairros central e central de Bradenton. A sustentabilidade permeia o documento e determina ou incentiva a construção e o planejamento ecológico em diferentes escalas, desde o corredor e a vizinhança até os detalhes da construção. Atou como diretor de projetos da Dover Kohl durante esta tarefa. As inovações incluem a criação de um método charrette que instrui os cidadãos sobre a documentação do DNA de sua cidade e como traduzi-lo no conteúdo de seu próprio código morfológico. O Código ganhou o Prêmio Driehaus 2012.

AUDITORIA DE ORDENANÇA DO CONDADO DE HILLSBOROUGH TND, Condado de Hillsborough, Flórida, 2010
A Auditoria da Portaria TND do Condado de Hillsborough foi um estudo de planejamento para propor atualizações e mudanças na portaria da TND para torná-la uma opção mais atraente para os desenvolvedores e para torná-la uma ferramenta de planejamento mais eficaz. Workshops foram conduzidos com a equipe de planejamento do Condado para entrevistá-los sobre o uso da Portaria e para elaborar as edições com eles.

PROGRAMA DE TDR DO CONDADO DE PASCO, Pasco County, Flórida, 2010-2012
O Programa de TDR do Condado de Pasco estabeleceu as áreas de envio e recebimento de direitos de desenvolvimento e criou padrões para TOD ao longo de corredores e áreas de recebimento. As áreas de envio foram setores que tinham alto valor ecológico ou agrícola. As áreas de recebimento foram distribuídas por corredores já urbanizados, como a Rodovia Estadual da Flórida 54 e a Rodovia US 19, e centros urbanos como o New Port Richey.

DISTRITO 4 DEPARTAMENTO DE TRANSPORTE DA FLÓRIDA, Condado de Broward, Flórida 2010

Como consultor da Gannett Fleming, Inc. Dover Kohl auxiliou no projeto das estações de estacionamento e transporte da linha de ônibus rápido leste / oeste do Condado de Broward, especificamente no Sunrise / Sawgrass Mills e na Davie Road / I-595. Além das representações, Dover Kohl produziu projetos TOD de longo alcance que informam o Departamento de Transportes e parceiros municipais sobre o potencial de desenvolvimento dos locais, uma vez que eles se tornam muito valorizados para permanecerem em uso como estacionamentos de superfície.

ROATÁN VILLAGE, Roatán, Honduras, 2010
Em conjunto com Castillo Arquitectos e Dover Kohl produziram um plano mestre para uma nova comunidade em a ilha caribenha de Roatán. A comunidade fornecerá comodidades que atualmente faltam no terminal e porto de cruzeiros da Ilha.

MANUAL DE ESTRUTURA E PAISAGEM DE PARK, Condado de Miami-Dade, Flórida, 2010
O Departamento de Parques e Recreação do Condado de Miami-Dade pediu à Dover, Kohl & Partners, como subconsultora da AECOM, que produzisse o Manual de Estrutura e Paisagem do Parque. O manual fornece orientação sobre diversos aspectos do design do parque, incluindo como os parques interagem com seus contextos urbanos, trânsito e acesso multimodal, a localização e a arquitetura das estruturas do parque, a modelagem do espaço externo com características da paisagem e a restauração da Flórida nativa. habitats dentro de parques. O manual já foi usado para restaurar ecossistemas nativos e aumentar a conectividade e o acesso a parques grandes e pequenos em todo o condado de Miami-Dade.

PLANO DE REVITALIZAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO EAST FORT MYERS, Fort Myers, Flórida, 2008
O Plano de Revitalização e Reconstrução incluiu iniciativas de sustentabilidade específicas para uma área de estudo da Costa do Golfo com diversidade étnica, juntamente com o redesenho de um corredor semelhante a uma rodovia em um formato multimodal mais acessível e uma estratégia de desenvolvimento integrada. Atuou como diretor de projeto, liderando uma charrette em inglês e espanhol.

SIERRA ALTA, San Salvador, El Salvador, 2008
Em conjunto com Castillo Arquitectos e Dover Kohl produziram um plano mestre para Sierra Alta, uma comunidade nos arredores de San Salvador, El Salvador.

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO LEED ND, 2007-2011
Trabalhou com Victor Dover (Comitê Central, LEED ND) e o USGBC para criar e refinar métricas, pré-requisitos e créditos para o sistema de classificação LEED ND. Vários diagramas e métricas que fazem parte do sistema de classificação usado internacionalmente foram moldados por Andrew, Victor Dover e colaboradores da Dover Kohl. Após a criação do sistema de classificação, Andrew ajudou o USGBC a formular conteúdo dos cursos LEED ND 200 e 300, que são usados para treinar profissionais credenciados pelo LEED e outros usuários do sistema de classificação para alcançar cenários de desenvolvimento sustentável. O LEED ND tem sido usado mundialmente como um modelo para o desenvolvimento sustentável.

JEDDAH STREETSCAPE MANUAL, Jeddah, Reino da Arábia Saudita, 2007
O Manual de Desenho Urbano e Vizinhança de Jidá guiará melhorias futuras em ruas semelhantes em toda a cidade com padrões e melhores práticas para o projeto de estradas, calçadas, espaços públicos e a colocação e caracterização de novas construções.
Trabalhou na produção do mapa de visão do sistema de trânsito que o município de Jeddah usará para ligar o centro ao Corniche, ao aeroporto e a muitos outros distritos importantes para os moradores e peregrinos de Meca.

PROJETOS NA TURQUIA, Istambul, Turquia, 2004-2005
Vários planos diretores foram produzidos para vários locais nas proximidades de Istambul, incluindo Ikitelli, uma densa cidade destinada a fornecer moradia para veteranos militares aposentados do exército turco.

PROJETOS NA GUATEMALA, Cidade de Antigua e Guatemala, Guatemala, 2003-2015
Trabalhou em conjunto com Castillo Arquitectos e Dover Kohl para produzir vários planos diretores na Guatemala, incluindo o Distrito Vila Flor, Condado Concepción, La Corona e Finca El Portal, que é uma extensão da área de patrimônio histórico da cidade de Antigua. Estes esforços de planejamento foram enraizados na extensa pesquisa das tradições de planejamento colonial maia e espanhola.

ATERRAGEM DA RUA PRINCIPAL, New Port Richey, Flórida, 2002
Main Street Landing foi o primeiro projeto multi-story de uso misto em Downtown New Port Richey a retomar o padrão histórico de construção da cidade que definiu as primeiras décadas de crescimento da cidade. Em vez de seguir o padrão suburbano que coloca o estacionamento em frente às lojas, o estacionamento foi escondido em um pátio de estacionamento traseiro, trazendo o prédio até a calçada, assim como os prédios históricos ao longo da Main Street.

PALESTRAS E CURSOS

PLATAFORMAS DE CÓDIGO MORFOLÓGICO, Congresso para o Novo Urbanismo (CNU26), Savannah May, 2018

O TRANSPORTE NATURAL E O CÓDIGO SMART, Congresso para o Novo Urbanismo (CNU26), Savannah May, 2018

ARQUITETURA APÓS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, Congresso para o Novo Urbanismo (CNU26), Savannah May, 2018

NOVO URBANISMO NA AMÉRICA LATINA, Congresso para o Novo Urbanismo (CNU25), Seattle maio de 2017

APROVAÇÃO ADMINISTRATIVA VS. AUDIÊNCIAS PÚBLICAS EM CÓDIGOS MORFOLÓGICOS, Congresso para o Novo Urbanismo (CNU25), Seattle maio de 2017

DUAS TRADIÇÕES DE PLANEJAMENTO COLONIAL: O ESPANHOL E O PORTUGUÊS, Congresso para o Novo Urbanismo (CNU20), West Palm Beach, Flórida, maio de 2012

COMPENSAÇÕES DE CARBONO, A MÉTRICA ATRÁS DAS REIVINDICAÇÕES, Novos Parceiros para o Crescimento Inteligente, Seattle, fevereiro de 2010

MISSÃO TÉCNICA, ADIT BRASIL, Coral Gables, Flórida, 2012 e 2013
Em conjunto com Chuck Bohl e Maria Mercer, Andrew organizou conteúdo curricular e empreendimentos para a Missão Técnica para a ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Turístico e Imobiliário do Brasil) para ministrar os princípios do Novo Urbanismo e redes sustentáveis de planejamento e transporte.

MISSÃO TÉCNICA, ADIT BRASIL, Atlanta, Geórgia, 2018
Organização de conteúdo curricular e empreendimentos para a Missão Técnica para a ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Turístico e Imobiliário do Brasil). Acompanhou um grupo de 30 profissionais brasileiros de Planejamento e Desenvolvimento em visita técnica em 3 estados, Alabama, Geórgia e Carolina do Sul para aprendizado em Novo Urbanismo.

CURSO: METODOLOGIA CHARRETTE, ADIT BRASIL, São Paulo, setembro de 2018
Realização de curso de 3 dias em São Paulo sobre o método charrette para desenvolvedores, arquitetos, engenheiros, planejadores e proprietários de terras.