+55 11 999811983
pentagrama@pentagramaprojetos.com.br
  • Português
  • English
  • Español
+55 11 999811983
  • Português
  • English
  • Español

A EMPRESA

Com profissionais experientes e aprimoramento contínuo de conhecimento e compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), oferecemos soluções para sustentabilidade e regeneração.

Direcionados para as melhores práticas, nosso portifólio de serviços está direcionado à inovação, serviços ecossistêmicos e retorno de investimentos.

Sabemos que projetos complexos exigem indicadores, estruturação, conhecer o público-alvo e planejamento adequado.

Para qualquer projeto, acreditamos na oportunidade do diálogo, trabalho participativo, colaborativo e de cocriação como ferramentas de concepção de projetos mais efetivos.

Além da equipe principal, contamos com colaboradores e mapeamento prévio de redes de profissionais e empresas, que participam de nosso ecossistema a cada solicitação específica.

A experiência profissional da equipe aliada à nossa conectividade institucional (consolidada na prática através de pesquisas, participação em congressos, simpósios e fóruns setoriais para atualização de conhecimento contínua) nos permite oferecer serviços de excelência.

NOSSA HISTÓRIA

A  pentagrama projetos em sustentabilidade foi criada em 2005 com o propósito de oferecer consultoria, projetos e capacitação em sustentabilidade para a construção civil.

Com profissionais habilitados, realizamos nesses anos de atuação projetos residenciais, urbanísticos, comerciais, corporativos e industriais. Como resultado, proferimos inúmeras palestras acadêmicas e institucionais, participamos como docentes em cursos de pós graduação e extensão universitária, atuamos em entidades (fundação do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável-CBCS), Grupo de Sustentabilidade da AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) e do Instituto Smart City Business America.

Em 2012, passamos a ingressar na área de urbanismo pois visualizamos que as construções, mesmo com as melhores práticas socioambientais, não configuram bairros e comunidades sustentáveis.

Em 2015 prototipamos um modelo inédito para “agrihoods” brasileiras. ‘Agrihood’ é uma terminologia que incorpora o conceito de agriculture (agricultura) + neighborhood (vizinhança, bairro). Inspirados nesse novo padrão de bairros, que se tornou uma tendência nos Estados Unidos, Canadá e Europa,  já realizamos vários estudos que estão em fase de implementação.

Na nossa jornada de desenvolvimento do modelo brasileiro de “agrihoods”, constatamos que os sistemas agroflorestais constituem a melhor solução para a produção local de alimentos pois incorpora  recomposição florestal.

Nesse ano de 2020, para responder aos desafios das mudanças climáticas, evasão do campo, promover novas oportunidades para o agronegócio e regenerar áreas degradadas, direcionamos também nossa atuação para a implementação de sistemas agroflorestais em larga escala para áreas rurais. Temos demonstrativos e modelagens financeiras consolidadas e atrativas, com produção baseada em mecanização, agricultura de precisão e monitoramento remoto.

Com novos propósitos, temos uma nova diretoria e novas parcerias no setor.

Missão

Desenvolver projetos, consultorias e facilitação de processos, de forma transdisciplinar, para o desenvolvimento de impacto positivo e atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Valores

Atuamos com princípios colaborativos entre as diversas áreas de conhecimento para conquistar valores econômicos, sociais e ambientais.

Visão

Criar modelos resilientes e referenciais para as gerações futuras, com foco em sustentabilidade e regeneração.