+55 11 999811983
pentagrama@pentagramaprojetos.com.br
  • Português
  • English
  • Español
+55 11 999811983
  • Português
  • English
  • Español

Masterplans de comunidades planejadas

Todo empreendimento de grande porte pode exercer muitas externalidades positivas e negativas. Em função disso existem muitos entraves de aprovação legal nas esferas municipais, estaduais e federais.

Os planos diretores municipais determinam zoneamento, vetores de expansão, diretrizes de ocupação etc. A legislação ambiental, em seus diversos âmbitos, impõe parâmetros e restrições para a implementação de empreendimentos, principalmente nas áreas de expansão.

O que parece restritivo pode ser uma grande oportunidade para a realização de projetos integrados à realidade de cada município e, como resultado, tornar-se sucesso de vendas.

A implementação de comunidades planejadas pode propiciar a promoção de novos arranjos produtivos locais, desenvolvimento turístico, contribuir com a produção de unidades que atendam a real demanda habitacional, promover corredores verdes para a recomposição de fauna e flora, integrar diferentes perfis de população e, ainda, aumentar a arrecadação de impostos governamentais a médio e longo prazo. Os bons gestores municipais percebem que apenas o aumento da arrecadação de IPTU pode parecer um benefício a curto prazo, mas o surgimento de novos bairros pode acarretar dispêndios onerosos em manutenção de sistema viário, mobilidade, iluminação pública entre outros.

Cada área tem seu potencial e desafios específicos, que podem ir além de um plano que transforma hectares em metros quadrados. Investigar o potencial positivo de intervenção é possível num exercício transdisciplinar além da sobreposição de saberes, atendendo às legislações pertinentes, numa prática baseada em diálogo, empatia e abertura para atender às diferentes realidades de cada local e, ainda assim, com viabilidade econômica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *